

Normélia Bertoni
REALIZAÇÕES
Encarando a arte como via de discussão e trocas de saberes a respeito de nossos contextos políticos, nossas lutas e resistências, buscamos sempre misturar a ficção com as diversas realidades em que vivemos. Assim, frequentemente escolhemos espaços cotidianos e de ampla circulação de nosso público, como ruas e prédios públicos, para serem palco de nossas ações. Nós vislumbramos diversas vias de comunicação com a população através da arte e cultura, construindo com os públicos um diálogo possível e buscando a desierarquização de saberes.

2016/2017 - Espetáculo Barba Azul
Temporadas de apresentações no CIS Guanabara, em Campinas/SP, contando com sete apresentações no total, com público de mais de 800 pessoas. Espetáculo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Artes Cênicas na UNICAMP, sob orientação da Profa Dra Verônica Fabrini.

2018 - Projeto Barba Azul: O Feminino em Cena
Contemplado pelo Edital ProAC Primeiras Obras nº 03/2017. Ao longo deste projeto foram realizadas diversas ações:
-
Espetáculo Damas - Quem tem medo do Barba Azul?, apresentado na Estação Cultura em Campinas/SP, em seis sessões, cada uma com público de 100 pessoas;
-
Oficina Mulheres em cena: corpos que narram resistência, realizada como contrapartida do projeto e contando com a participação de 20 mulheres Campineiras com idades entre 16 e 60 anos.
-
Aula aberta Feminismo, Teatro e Performance: imagens da mulher em cena, seguida de ação performática na Rua 13 de Maio no Centro de Campinas/SP, realizada como contrapartida do projeto.

2019 - Início da Pesquisa de Mestrado
Início da Pesquisa de Mestrado Histórias de Heroínas: Uma ação cênico-pedagógica com o conto Barba Azul na tecedura de redes de saberes feministas, de Julia Prudêncio, realizada dentro do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) da UDESC, sob orientação da Profa Dra Luciana Lyra, passando a integrar o grupo de pesquisa MOTIM - Mito, Rito e Cartografias feministas da UERJ.

2019 - Oficina Quem tem medo do Barba Azul?
Histórias de Heroínas, realizada dentro da programação de ações formativas do FEIA - Festival do Instituto de Artes, na UNICAMP, em Campinas/SP.

2020 - Ações de Consultoria Empresarial
Julia Prudêncio leva a pesquisa da Coletiva Carochinhas para o âmbito empresarial, passando a atuar como assessora da Assis Mota Sociedade de Advogadas (Campinas - SP) no acolhimento às mulheres vítimas de violência.

2020 - Projeto No castelo com Barba Azul: histórias de pandemia
Ação performática em nove atos realizada através de publicações na página de instagram da Coletiva Carochinhas, por meio do Edital para credenciamento de artistas e trabalhadores da cultura residentes no Município de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura, dentro do Programa Cultura Abraça Campinas.

2020 - Oficina Virtual de Teatro Histórias de Heroínas - onde vive o Barba Azul?
Foi realizada pela plataforma zoom e contou com a participação de mulheres da cidade de Campinas, São Paulo, Guarulhos e Florianópolis (SC). Parte fundamental da pesquisa de mestrado de Julia Prudêncio, foi a partir desta ação que parte da dissertação foi escrita.

2021 - Projeto Rio Abaixo do Rio
Julia Prudêncio atua como facilitadora no Projeto Rio Abaixo do Rio, da Cia. Histriônica (Campinas-SP), orientando a criação de espetáculo homonimo com temática feminista.

2021 - Projeto Trajetórias Emergentes
Contemplado pelo edital ProAC LAB 2021. Ao longo deste projeto foram realizadas diversas ações:
-
Residência artística com a Coletiva Carochinhas e quatro artistes convidades, vindes dos estados de São Paulo, Pará e Rio Grande do Norte. Esta ação teve como resultado uma performance itinerante homônima ao projeto, dividida em três atos, sendo o primeiro realizado no centro da cidade de Campinas, o segundo no bairro Parque Oziel e o último no bairro Ouro Verde, regiões descentralizadas do município.
-
Criação, filmagem e estreia do mini documentário "Coletiva Carochinhas: aninhando afetos, tecendo resistências"
Maycon Soldan
Normélia Bertoni
Normélia Bertoni
Luciana Cavalcanti
Juliana Amaral